Dicas de economia

A ONU já alertou; se não houver mudanças de hábitos no curto prazo, até 2030 quase metade da população global terá problemas de abastecimento - sem contar as 768 milhões de pessoas que já não possuem acesso à água potável e podem ficar em situação ainda mais complicada. Economizar água já é uma necessidade urgente em todo o mundo e, além de não ser tão difícil, pode aliviar as despesas no fim do mês. Confira dicas simples que ajudam a poupar água.

1. Boca aberta, torneira fechada

Não deixe a água correndo enquanto estiver escovando os dentes. Uma única pessoa pode economizar 1,9 milhão de litros de água ao longo da vida, simplesmente escovando os dentes com a torneira fechada.

2. Nada de pinga-pinga

Ao fechar a torneira, certifique-se de que ela não ficou pingando. Ao longo de um ano, esse pinga-pinga de apenas umas gotinhas desperdiça, pelo menos, 16 mil litros de água limpa e tratada, o que pode somar uma boa quantia na sua conta.

3. Não dê furos

Canos furados e vazamentos são desperdício de água potável e dinheiro. Um buraquinho de 2 mm em um cano desperdiça 96 mil litros em um mês (praticamente dez carrospipa de água limpa e tratada).

4. Limpe antes de lavar

O ideal é retirar o excesso de sujeira dos pratos, copos, talheres e panelas a seco, antes de abrir a torneira. Jamais deixar a água correndo enquanto estiver ensaboando as louças.

5. Só na dança da vassoura...

Usar aquela vassourinha hidráulica para limpar a calçada (ou qualquer outra superfície) não está com nada: em 15 minutos, o desperdício de água chega a 280 litros. A mangueira gasta menos, mas também pode ser substituída por um balde (de preferência, com água reutilizada da máquina de lavar).

6. Carro não precisa de banho toda hora

Evite lavar o carro em períodos de escassez. Balde com água e panos podem muito bem dar conta do recado. De quebra, você economiza na conta do fim do mês: o gasto médio de uma mangueira, em 30 minutos, é de 560 litros de água. Se usar um balde de 40 litros, você economiza 520 litros.

7. Banho de gato

Sabia que, se cada brasileiro diminuísse em apenas um minuto seu tempo de banho no chuveiro, a energia economizada em um ano equivaleria a 15 dias de operação da usina Itaipu em sua geração máxima?